ESTÍMULO COMPENSATÓRIO
É oferecido a partir de uma sondagem minuciosa sobre o desempenho do aluno que apresenta déficit de aprendizagem durante as aulas regulares. Após essa sondagem, o aluno é acompanhado individualmente pela professora, com vistas a sanar as dificuldades diagnosticadas, por meio de estímulos apropriados com atividades concretas, diferenciadas e lúdicas. A mediação é realizada num período máximo de 6 meses, e novas sondagens são efetuadas para averiguar a resposta a essa intervenção
PLANTÃO DE DÚVIDAS
Atendimento individualizado, para solucionar dúvidas pontuais das disciplinas estudadas.
TAREFA MONITORADA
Estudar a matéria dada pelo professor logo após a aula faz toda a diferença no aprendizado. A explicação científica para isso é a chamada memória de curto prazo. Seguindo a regra: “Aula dada é aula estudada”
BALÉ
A prática pedagógica do ballet clássico na escola é importante na iniciação aos movimentos característicos desta dança, na descoberta do eu, na aquisição de disciplina de maneira lúdica. As crianças desenvolvem o equilíbrio corporal (estático, dinâmico e recuperado) além da lateralidade, direcionalidade, força e resistência muscular, coordenação motora (ampla e refinada) e clara flexibilidade. A disciplina adquire um registro mais relacionado com o autocontrole e a determinação. A criança valoriza-se de outra forma, sente-se mais confiante como pessoa. O trabalho de barra torna as crianças mais assertivas, o que, transportado para a vida prática, se torna numa ferramenta muito útil para o alcance de objetivos. As bailarinas adquirem uma grande maturidade, o que tem influência a nível organizacional nas suas vidas, e passam a acreditar mais em seus objetivos.
EXPRESSÃO CORPORAL
A arte possibilita o desenvolvimento de atitudes essenciais para o indivíduo como o senso crítico, a sensibilidade e a criatividade. A arte faz parte da vida de ser humano em qualquer fase da vida, pois a expressividade possibilita a leitura do mundo e de si mesma. Nossas crianças estão ressignificando o valor e o sentido das múltiplas formas de comunicação, e o uso de seus sentidos de forma plena enriquecem suas experiências. As aulas de Broadway Class abordam as diferentes formas de linguagens e oportunizam o aluno a explorar a música, a dança e o teatro. Dentre os objetivos desta oficina curricular estão comunicação e expressão dos pensamentos e sentimentos por meio das linguagens da música, teatro e dança; produção de espetáculos utilizando a música, o teatro e a dança; ampliação do conhecimento de mundo, entrando em contato com as diversas formas de expressão artística; Exploração da atenção e a sensibilidade em relação à música; exploração de sons do próprio corpo, do corpo dos outros e de outros elementos e, claro, dramatização de histórias espontaneamente e sob a orientação da professora.
Esta oficina tem como objetivo principal auxiliar no desenvolvimento motor ( manipulativa, estabilização e locomotoras) dos alunos.
Tendo Grande importância o desenvolvimento do caráter e respeito mutuo, juntamente com a socialização de seus praticantes.
JUDÔ
Uma opção para quem quer matricular seu filho em uma atividade física extracurricular é o judô para crianças. Trata-se de um exercício completo, que trabalha não apenas aspectos da formação motora , muscular e social, mas também o intelecto da criança.
Os benefícios do judô levaram a Unesco a considerá-lo o melhor esporte para formação inicial de jovens de 4 a 21 anos.
A jardinagem na escola é um importante mecanismo educativo para o trabalho em grupo. Os alunos são estimulados a vivenciarem e disseminarem conceitos de democracia, ecologia, fazer sustentável e preservação da limpeza.
A oficina preza por ensinar a amar verdadeiramente a natureza e ter prazer em frequentar um ambiente cercado pela beleza e organização. Nossos alunos aprendem que estamos inseridos na natureza e compreendem que não estamos separados dela, mas que somos sim uma parte da mesma e que, portanto, devemos desempenhar cada qual o seu papel nesse contexto de preservação.
A prática da jardinagem na escola é uma das melhores formas de desenvolver no estudante, individualmente, e também na comunidade escolar, a necessidade de tornar-se ecologicamente instruído e, portanto, capaz de contribuir para a construção de um futuro sustentável.
Introduzir os fundamentos da pintura a partir da experimentação de técnicas e materiais, articulando tais experiências e informações aos Fundamentos da Linguagem Visual com ênfase na cor e na forma; aprender a usar os materiais (pincéis, tintas, papéis, tela, etc.); identificar as cores e pigmentos; experimentar misturas cromáticas em diferentes materiais; diferenciar valores, combinações e contrastes; investigar os elementos da composição pictórica e desenvolver propostas temáticas.
A Robótica é uma disciplina extracurricular que agrega aos conteúdos comuns dos alunos. Seu principal objetivo é beneficiar a interdisciplinaridade, promovendo a integração de conceitos de diversas áreas, como linguagem, matemática, física, eletricidade, eletrônica, mecânica, arquitetura, ciências, história, geografia, tecnologia e artes.
Permite desenvolver habilidades de planejamento e organização, tomada de decisões, trabalho em equipe, estimula a criatividade, o raciocínio e a lógica, a resolução de problemas, a autoria dos alunos e reflexões a cerca de questões científicas.
A robótica é uma prática que desafia os alunos e cria situações para explorar conteúdos em um ambiente de aprendizagem múltiplas.
É um jogo de tabuleiro, de caráter competitivo, disputado entre dois participantes. Cada um é representado por peças de cores opostas, geralmente são utilizadas pretas e brancas. O objetivo do jogo é conquistar o “rei” de seu adversário.
Toda aprendizagem requer atenção, sem dúvida essa é uma das qualidades mais importantes encontradas entre os jogadores de xadrez, essa qualidade tende a tornar seus praticantes observadores qualificados, mais cuidadosos com seus detalhes, mais criteriosos e capazes em suas decisões.
Uma criança pode começar a jogar xadrez a partir dos quatro anos de idade. O jogo, para ela pode ter diferentes finalidades: diversão e treino, competição, melhora da concentração, memória e criatividade, complemento da educação e formação.
Além de tudo isso se reconhece no xadrez muitos benefícios nas áreas de desenvolvimento intelectual, habilidades e no estado emocional.
Dentre as diversas atividades propostas para os alunos do IES, a culinária tem sabor e cheirinho especial! É um momento muito apreciado pelas crianças. Afinal, quem não gosta de preparar delícias e depois comer em companhia dos amigos?
É na cozinha que quebramos diversos paradigmas, conhecemos diferentes culturas, conhecemos a origem, os benefícios dos alimentos, aprendemos noções de quantidade, temperatura e desenvolvemos hábitos de alimentação saudável, além de estimular o paladar para apreciação e degustação dos mais variados sabores.
A disciplina de Educação Física abrange vários conteúdos como a dança, ginástica, lutas, jogos motores, atividades lúdicas e recreativas, atividades expressivas, atletismo, esportes coletivos e individuais, os quais são importantes e possuem seus respectivos valores. Assim, o esporte em destaque é um dos vários conteúdos que a Educação Física pode propor em suas aulas para que os alunos vivenciem a cultura corporal do movimento.
Dessa forma, a prática da cultura esportiva nas aulas de Educação Física surgiu pela necessidade de desenvolver com os alunos a prática da iniciação esportiva, incentivando-os ao entendimento não somente do praticar pelo praticar, e sim pela aprendizagem cognitiva, motora e pela socialização. Esse praticar pelo praticar que referimos não é só somente o contato da bola com os alunos, quando eles só querem jogar, e sim a participação do professor instigando-os a pensar e refletir sobre o movimento e sobre a relação com seus colegas durante o jogo. Além da capacidade motora, o aluno necessita perceber seus movimentos e raciocinar em que pode evoluir ou mudar, além de perceber a importância do convívio com a turma.
O papel do professor de Educação Física no processo de ensino-aprendizagem é essencial para que os alunos sintam-se seguros para o desenvolvimento das atividades e com motivação de aprender com o que está sendo realizado.
Na educação infantil, os alunos da Creche, Pré I, Pré II, vivenciam a músicas forma PRÁTICA, com músicas, ritmos, conhecendo instrumentos e apresentações em datas comemorativas; de forma ESCRITA, com desenhos, pinturas e descrições dos sons; de forma LÚDICA, com brincadeiras musicais, imitações de sons, alto e baixo, graves e agudos, quebra cabeça musical, jogos da memória e também a atenção aos comandos.
No fundamental I, os alunos do 1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano.
Começamos a inserir a linguagem musical, com coordenação motora, independência de mãos, compassos simples, ostinatos, figuras e tempos, pautas, claves e a associação de todo esse conteúdo simultaneamente, sempre inserindo os comandos e regência.
Também é iniciado o aprendizado de instrumentos musicais como violão, ukulele e flauta como instrumento pedagógico. Neles desenvolvemos melodias, acordes, ritmos, formas de leitura e várias músicas para treino e apresentações.
No fundamental II, os alunos do 6º e 7º 8º e 9º ano.
Continuamos a trabalhar a evolução nos instrumentos violão e flauta, porém agora inserimos percepção musical, leitura fluente e interpretação melódica. Neste estágio buscamos que o aluno adquira desenvoltura na leitura musical aplicada ao instrumento.
No Ensino Médio.
Realizamos algo bastante profundo, solfejos, técnica vocal e canto coral, ditados rítmicos (com voz e tocado), prática de conjunto, ou seja, a execução de vários ritmos simultâneos e regência, bandas, musicais, duetos e solos, claro que sempre pondo em prática tudo o que foi desenvolvido ao longo do tempo.
A Matemática está presente em nossa vida desde muito cedo: números, medidas, operações, figuras geométricas, que também estão presentes nos meios de comunicação em uma infinidade de informações da linguagem matemática. Na Educação Infantil, o trabalho com as noções matemáticas deve atender, por um lado, às necessidades do próprio aluno de construir conhecimentos mais variados domínios do pensamento e, por outro, precisa corresponder a uma necessidade social de melhor instrumentalizá-la para viver, participar e compreender um mundo que exige diferentes conhecimentos e habilidades.
JOGOS DE RACIOCÍNIO LÓGICO
Escrever bem se tornou ainda mais fundamental para o ingresso na Universidade. Para apoiar esse processo, disponibilizamos o laboratório de redação, sempre com temas amplamente discutidos em nossa sociedade. Exercendo a melhor maneira de aprender a escrever, praticando.
OFICINA DE LINGUAGENS
Na oficina é trabalhado o desenvolvimento da linguagem escrita, do ponto de vista da aquisição de uma nova forma de linguagem, e sua ligação com a linguagem oral. São criadas e planejadas situações de uso da leitura e escrita de modo a evidenciar todas as suas funções sociais, desenvolvendo situações que levem a uma real busca de compreensão de textos e uma postura reflexiva, e ao aprimoramento das habilidades narrativas.
PRODUÇÃO DE TEXTO
Os alunos do Ensino Fundamental II vivenciam experiências reais de leitura e escrita, em situações relacionadas a seu cotidiano. São promovidas atividades diversas de leitura, interpretação e produção de texto de diferentes gêneros, objetivando não somente a habilidade de ler e compreender textos escritos, mas também objetivando a capacidade de ler e compreender o mundo para nele melhor intervir. A leitura, portanto, participa de forma efetiva da formação integral de cada aluno.
A psicomotricidade estimula os movimentos da criança, contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal. Desenvolve atenção, habilidade, movimento, interação, destreza e locomoção no espaço.
Por meio de atividades voltadas ao motriz permite que, além de se divertirem, as crianças criem, interajam e se relacionem com o mundo em que vivem.
Do Infantil ao Ensino Médio, o Líder em Mim é um programa de educação socioemocional, endossado pelo CASEL e focado em promover, a partir da mudança de paradigma, a mudança comportamental em educadores, crianças e adolescentes, desenvolvendo a autoestima e o autoconhecimento de cada um para que se tornem protagonistas de suas próprias vidas e da transformação da sociedade.
Os conteúdos são produzidos em parceria com a marca global FranklinCovey e são fundamentados nas obras, nas pesquisas e nos projetos do Dr. Stephen Covey, autor do best-seller, “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”.